top of page
Foto do escritorSabrina Petermann

Lagoinha do Leste - Florianópolis

Atualizado: 11 de set. de 2020

A Praia da Lagoinha do Leste é uma das mais selvagens de Floripa, pois só é acessível por trilhas. Além do mar azul, a praia possui uma lagoa onde é possível tomar um banho de água doce antes de voltar casa.




Existem duas trilhas para chegar à Lagoinha - uma que parte do Pântano do Sul e outra da praia do Matadeiro. Eu já tinha ido a Lagoinha do Leste várias vezes, mas todas usando a trilha do Pântano do Sul que é mais curta. Mas, dessa vez optamos por fazer a trilha do Matadeiro que leva 2h apenas para o percurso de ida.



TRILHA VIA MATADEIRO


A Praia do Matadeiro não é acessível por carro, então você precisa deixar seu carro na Praia da Armação, atravessar o rio que separa as duas praias (tem um ponte para facilitar a travessia) e começar a caminhada.


A Praia do Matadeiro já é um encanto, existe apenas algumas casas e um mar com ondas protegidas pelo vento sul.


Para chegar ao inicio da trilha, você deve atravessar toda a praia. E fique tranquilo, a entrada da trilha é bem sinalizada, você verá placas e algumas marcações no chão. O inicio é bem tranquilo e totalmente calçado, passando por diversas casas na encosta do morro.


Depois de menos de 5 minutos de caminhada você começará a trilha pesada, com um subida ingrime, chão de terra e pedras e boa parte coberta por uma vegetação que irá lhe proporcional uma ótima sombra.


Essa subida leva uns 30 minutos, e após isso a trilha se torna um pouco mais plana. E logo em seguida as arvores desaparecem e o restante da trilha é feito embaixo do sol. E nesse ponto a vegetação rasteira é bem espinhosa (recomendo ir de calça comprida para proteger as pernas).


E é nessa parte da trilha que o visual é mais bonito. Você conseguirá ver um grande paredão de rochas lá embaixo, com o mar azul batendo, algumas ilhas ao fundo. E dependendo da época do ano (inverno) terá a sorte de ver algumas baleias.


No geral, a trilha bem demarcada, apenas chegando próximo a Lagoinha do Leste é que vai ter mais de um caminho a seguir, mas como você já estará vendo a praia, conseguirá se orientar pra onde seguir.

Nós levamos 2h desde que chegamos a praia do Matadeiro até pisar na praia da Lagoinha do Leste. Mas, lembre-se o objetivo não é fazer a trilha mais rápido, é apreciar as belezas da natureza, no seu ritmo e com segurança.



PRAIA


A praia normalmente tem um mar agitado, o que pode afugenta os mais medrosos. A água do mar é muito limpa, mas também muito gelada. A areia é fofinha o que dificulta a caminha, principalmente porque você já terá feito um trilha pra chegar até lá.


Existem dois bares bem simples próximos a saída da trilha do Pantano do Sul. Mas, eles estavam fechados, pois nossa visita foi durante o inverno (nas vezes anteriores que eu tinha ido à Lagoinha do Leste os bares não existiam).


Para atravessar a praia de uma ponta a outra, você levará uns 30 minutos. E na areia não existe nenhuma árvore para você se esconder do sol.



LAGOINHA


A praia recebe esse nome por ter uma lagoa bem próximo ao mar. Essa lagoa é ótima para quem está com crianças, pra não precisar se preocupar com o mar agitado. Além disso, um banho de água doce antes de voltar também ajuda, né?


Na área próxima da lagoa é fácil encontrar pessoas acampando. Mas, pense bem antes de sair pegando a barraca, no local não tem nenhuma infraestrutura. Existem pequenas nascentes de água, mas qualquer estiagem fazem elas desaparecerem.



MORRO DA COROA


Se você está com disposição (não esqueça que você ainda terá o trajeto de volta), reserve um tempinho pra subir o Morro da Coroa e tirar uma foto que irá bombar no Instagram. O nome "Morro da Coroa" se dá pela formação rochosa que lembra uma coroa.


A subida tem aproximadamente 600m e é bem íngreme (altura de 200m) e o percurso bem chatinho/perigoso, pois tem muita pedras soltas e a terra é bem soltinha. O trajeto leva aproximadamente 45 minutos para a subida.


Dizem que o visual lá de cima, vale todo o esforço. E não esqueça de tirar a famosa foto em cima da pedra, como fez a minha linda e querida amiga @tataleiras



TRILHA VIA PANTANO DO SUL


Na hora da volta acabamos optando por retornar pela trilha do Pantano do Sul, pois o trajeto é mais curto, leva-se aproximadamente 1 hora para fazer toda a travessia.


Nesse trajeto a mata é mais fechada, então você verá pouco da vista do local, conseguirá ver apenas algumas pequenas 'janelas' emolduradas pelas árvores do caminho.


Mas, não pense que a trilha é mais fácil. Apesar de mais curta, o morro é super inclinado, então prepare o coração!



Planeje como você irá voltar! Se você for por uma trilha e voltar por outra (como eu fiz) terá que voltar ao ponto inicial, onde seu carro estará estacionado. A distância entre as duas trilhas é de 4,5km, e você levará pelo menos 45 minutos caminhando. Uma sugestão é fazer esse trajeto de Uber ou ônibus.



O QUE LEVAR

. Bota de trilha ou tênis com solado que não seja liso.

. Roupa confortável e apropriada para a temperatura do ano

. Protetor solar e boné

. Repelente

. Água (muita água) e lanches




. Trilha via Matadeiro - 2h a 2h30 cada percurso

. Trilha via Pantano do Sul - 1h cada percurso

. Trilha Morro da Coroa - 45 minutos para subir

. Travessia da praia - 25 minutos



 

Informações atualizadas em Julho de 2020

 
227 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Post: Blog2_Post
bottom of page