top of page
Foto do escritorSabrina Petermann

África do Sul - Mergulhando com tubarões brancos

Atualizado: 11 de set. de 2020

MERGULHAR COM TUBARÕES BRANCOS FOI COM CERTEZA UM MOMENTO PURA VIDA - MAIS UM QUE A ÁFRICA DO SUL NOS PROPORCIONOU.



😂


Acordamos cedo em Mossey Bay com a expectativa de mergulhar com os tubarões brancos.

Tínhamos feito a reserva um dia antes pelo site da White Shark Africa. E bem cedo já estávamos no escritório deles, onde tomamos um café da manhã e recebemos as orientações sobre o passeio.


Quando todos estavam prontos fomos caminhando para o pier onde pegamos a lancha. Neste momento o dia estava amanhecendo e fomos presenteados com um nascer do sol lindíssimo que iluminou toda a Baía de Mossey.


Após um pequeno trajeto de barco chegamos próximo de uma ilha com muitas focas (seal), a comida preferida dos tubarões branco.


Como funciona:


. O barco fica próximo a ilha das focas, que é uma das regiões onde os tubarões se alimentam.

. Os barqueiros jogam no mar uma mistura de gordura e sangue de peixes, para que os tubarões sitam o cheiro a distância.

. A jaula fica ao lado do barco e a parte superior dela fica sobre a água.

. Os turistas vestem roupa de borracha (a água é super fria) e usam máscara de mergulho.

. Por vez entram 6 turistas na jaula, que ficam com a cabeça de fora da água, respirando normalmente.


. Um barqueiro pega uma cabeça enorme de peixe e fica jogando na água, puxando em direção ao barco. Outro faz o mesmo movimento com uma roupa de borracha que se parece muito com o formato de uma foca. E ficam repetindo este movimento por várias vezes.

. Lá em cima da lancha fica o capitão, procurando os tubarões. E quando avista algum grita para os turistas mergulharem.

. Os barqueiros puxam as iscas para perto da jaula fazendo com que o tubarão chegue bem perto.

. Isto se repete durante uns 20 minutos até que outro grupo de turista entre na jaula.


Como foi a nossa experiência:


Eu usei a minha roupa de borracha que era mais grossa que a oferecida, além de ser do meu tamanho (infantil) o que me deixou mais quentinha. Além da roupa usei as luvas e botas do Daniel, pois a água é realmente muito fria. O problema foi que a roupa ficou fedida, por causa do sangue e gordura de peixe que foi jogada na água. Mesmo usando a roupa de borracha no final eu estava com muito frio.


A jaula para 6 pessoa é apertada, além disto as grades são bem separadas uma das outras. Como sou uma pessoa magra conforme o barco balançava partes do meu corpo saiam da jaula facilmente.


Quando entramos na água já tinha um tubarão rondando o barco. E conseguimos vê-los várias vezes, um inclusive esbarrou com força na jaula, dando uma sacolejada na jaula.


O que nos frustou um pouco foi a 'ferocidade' dos tubarões - eles são bem tranquilos, nadam devagar, investigam o que são as iscas. Enfim, eles não são rápidos ou saltam ferozmente como a Discovery mostra. Faltou um pouco de emoção no passeio.



No final do passeio, voltamos todos para o escritório da empresa onde tinha sanduíches nos esperando. Neste momento a empresa apresentou fotos do passeio, pra aqueles que queriam comprar.


Informações:

White Shark Africa

Duração do passeio: 2 a 4 horas (depende do número de pessoas e condições do mar)

Endereço: Quay 4, Commercial Slipway, Mossel Bay Harbour.

Telefones: +27 (0)44 691 3796 / Cell : +27(0)82 455 2438

Preço: R 1750,00

 

Eu esperava que os animais fossem mais agressivos, então saí um pouco frustada da experiência. Mas, pensando bem onde você terá a oportunidade de mergulhar com tubarões brancos? Com certeza em pouquíssimos lugares, então VALE SIM.




 

Outros post sobre a África do Sul:

:: Durban


Viagem: Maio 2018

 

96 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page