O lugar no México onde eu mais me senti em casa, não sei se por que passamos 4 dias por lá (um record para os nossos padrões), pelas praias lindas ou pelo Malecón que me lembrou Floripa. La Paz ganhou um espaço especial no meu coração.
La Paz é a capital do estado mexicano de Baja California Sur. Sua população é de aproximadamente 163 mil habitantes. Ficamos hospedados na Zona Comercial da cidade, que é bem antiga e malcuidada.
Mas, consegui perceber alguns movimentos de revitalização, como o Malecón, que estava quase 100% revitalizado.
Além disto, a arte de rua é muito presente na cidade, então você irá encontrar muitos painéis de grafite embelezando e colorindo a cidade.
Hospedagem
Ficamos no Nuevos Departamentos Centro Histórico, um local que possui vários quartos para alugar por dia. A localização é muito boa, a poucos passos do Malecón e com bastante comércio por perto - mini-mercado, loja de departamento e restaurantes.
O quarto era bem espaçoso e além da área com a cama e o banheiro possuía uma sala com sofá e uma copa com frigobar, louças e um microondas.
Se você se hospedar por lá, vai notar que a construção foi adaptada para receber a hospedagem, e isso ficou evidente pois nosso quarto não tinha janela e a copa não tinha pia.
Apesar disso, tudo era novo e gostamos de ficar hospedados por lá.
Atrações da região central
Além de bastante comércio, você poderá encontrar feirinhas de artesanato, muitos restaurantes e várias agências de turismo.
Como sobrou um tempinho entre os passeios agendados, aproveitei pra caminhar a pé pela região e conhecer alguns pontos turísticos
Centro Cultura La Paz
Catedral de Nuestra Señora de La Paz
Museu Regional de Antopologia e Historia de Baja California Sur
O museu conta a história do povo que constituiu a Baja Califórnia Sur, desde a pré-história, passando pela colonização espanhola e chegando até os dias atuais.
Endereço: Calle Ignario Altamirano s/n
Horário: 09h às 18h
Informações: www.inah.gob.mx
Museo de La Ballena y las Ciencias del Mar
Museu com várias informações sobre a vida marinha da região - esqueletos de baleias, tubarões, tartarugas. O ideal é visitar antes de ir na Isla Espíritu Santo, assim você já vai conhecer um pouco mais sobre os animais que irá ver no caminho. Custo: $ 150 por pessoa [quando estivemos em La Paz o museu estava fechado para reforma]
Malecón
Mas, afinal, o que é o Malecón?
Malecón é o calçadão na orla do mar. Como falei, ele foi recentemente reformado e é um ótimo lugar para passar o final de tarde.
O calcadão tem uma boa infraestrutura com ciclovia, bancos, palapas na areia (aqueles guarda-sóis de palha seca) e algumas escultura de arte que contam um pouco da cultura local.
Todos os dias, quando voltávamos dos passeios procurávamos um restaurante para jantar e depois ficávamos apreciando o pôr do sol. E no nosso último dia presenciamos o pôr do sol mais psicodélico que eu já vi. As cores eram realmente incríveis.
E também, todos os dias, antes de voltarmos para o hotel comíamos uma paleta... mexicana.
Tenho muito mais sobre La Paz para contar para você, incluindo minha praia preferida no México e um passeio que entrou para o top 5 da vida. Acompanhe os próximos posts para saber mais.
Outros post sobre o México:
:: Dicas Gerais
:: Roteiro
:: Cabo Pulmo
:: La Paz
:: Cancún
:: Isla Mujeres
:: Rio Secreto
:: Isla Cozumel
:: Tulum
:: Xel-Há
Viagem Abril/Maio 2019
#lapaz
#momentospuravida
Comments