Xel-Há é um parque natural localizado a apenas 20 km de Tulum, que oferece diversas atividades ligadas à natureza e ao mar, com trilhas e áreas para mergulho, um grande rio, uma enseada junto ao mar e tirolesas na água.
O parque faz parte que um grupo chamado XCaret! que possui seis parques em todo o México, e cada um tem uma temática. Escolhi o Xel-Há pois era o que tinha mais atividades naturais.
Site XCaret!
A principal atração do Xel-Há é uma imensa enseada natural que possui ligação direta com o mar. O local é paradisíaco, com uma água límpida e repleta de peixes multicoloridos, incluindo arraias.
O parque é bem grande, e uma trilha bem demarcada percorre toda a costa da enseada, passando inclusive por uma ponte flutuante. Ao longo do percurso é possível encontrar cenotes, grutas e pequenos rios. Tem uma trilha específica para andar de bike.
E se você se cansar, existem centenas de cadeiras e espreguiçadeiras para relaxar, além de algumas palapas para fazer sombra.
Uma das atrações mais novas é um mirador de 40m de altura. Prepare as pernas, são muuuitos degraus pra chegar até o o topo. A vista lá de cima é incrível, digna de cartão postal. E na descida você pode voltar pelas escadas ou usar um dos toboáguas deliciosos.
Algumas atividades estão includas no valor do ingresso do parque e outras são pagas a parte, fiz um resumo pra ajudar quem pensa ir ao parque.
Preço: US$ 95
Horário: 8h30 às 18h
Endereço: Maps
Site: es.xelha.com
Atividades inclusas:
. Tierra de Huh - bikes para fazer as trilhas
. Bahía de los Caprichos - a saída do rio para o mar
. Faro Mirador Xel-Há - Mirante e descida nos toboáguas
. Caleta - snorkel por todo o rio e enseada.
. Manglares - mangue que fica no início do rio
. Recorrido Río - conhecido aqui no Brasil como "Rio de corredeira", você poderá fazer com snorkel ou com boia
. La Cueva Maya - um pequeno cenote
. Piedra del Valor - pedra com cinco metros de altura pra saltar na água
. Trepachanga - corda para atravessar o rio se equilibrando
. Salpichanga - tirolesas sobre a água
. Vuelo del Chuck Kay - corda para você se pendurar e pular na água
. Ponte Flutuante
O ingresso ainda te dá o direito a usar um locker para deixar as suas coisas guardadas. Eles irão te dar um snorkel (esse você pode trazer de recordação pra casa) e te emprestar máscara de mergulho e coletes. Você também poderá pegar toalhas emprestadas.
Atividades não inclusas:
. Adrenalina Xel-Há - lancha super rápida [U$D 55]
. Mergulho de cilindro [U$D 45]
. Sea Treak - mergulho com escafandro [U$D 55]
. Nado com golfinhos [U$D 89]
. Encontro com arraias [U$D 45]
. Encuentro con Manatíes - Encontro com peixe-boi
. Zip Bike - bicicletas aéreas [U$D 33]
. Spa
. Fotografias
Em outras épocas eu teria pago a parte as atrações com os animais, mas sou contra a exploração de animais em cativeiros, principalmente grande mamíferos como peixe-boi e golfinhos.
Fotografias
Quando você entra no parque recebe uma pulseira com um código de barras. Ao longo de todo o parque existem vários totem fotográficos, você passa o código de barras no leitor e ele tira uma foto sua.
Os totens estão espalhados por pontos estratégicos com a vista mais bonita, ou na frente de uma painel com o nome do parque ou ainda nas atrações mais radicais, onde você pode ser captado pulando da pedra de cinco metros.
É claro que as fotos são caras [US$ 74]. Inviáveis para brasileiros que precisam pagar tudo por lá em dólares. Leve seu equipamento fotográfico e tire um tempinho para dar uma volta pelo parque tirando algumas fotos. A dica é aproveitar os pontos dos totem, eles são pensados para fazerem fotos com bons ângulos.
Alimentação
A comida e bebida não alcoólicas estão inclusos no ingresso. Você pode comer a vontade quantas vezes quiser. E aqui a comida não é simples não. A comida é muito variada e farta, incluindo café da manhã e sobremesas.
E para atender a todos os visitantes do parque existem vários restaurantes, que tem cardápios variados:
. Restaurante Chulavista - café da manhã das 9h30 às 11h30 | almoço 11h30 às 17h30 - comidas diversas
. Restaurante La Cocina del Pueblo - almoço 11h30 às 17h - comida mexicana
. Restaurante La Terraza - almoço 11h30 às 17h30 - pizza, hambúrguer, grelhados
Snorkel
Se você assim como o Daniel, gosta de fazer snorkeling vai gastar o dia inteiro dentro da água. Os melhores locais para fazer snorkel estão sinalizados com bandeiras em formato de peixe. Os peixes em geral procuram sombra, então sempre nadar perto das pedras.
Os lugares são: . Caleta, em frente ao restaurante La Cocina . Caleta, ao lado da llave mágica . Caleta, em frente ao restaurante Chulavista . Na entrada do rio, a direita da ponte de madeira . Na entrada do rio, em frente ao Encuentro con Manatíes
Nós tivemos a sorte de ver grande arraias perto do Encuentro con Manatíes
IMPORTANTE: só é permitido o uso de protetor solar biodegradável.
Sugestão de Roteiro
. Chegue cedo, assim que o parque abrir.
. Caso você queira agendar um passeio extra, aproveite no começo do dia, que não terá filas e poderá escolher o melhor horário durante o dia.
. Vá até o local onde ficam os locker e deixe seus pertences.
. Tome um bom café da manhã.
. Faça a trilha e vá até o inicio do rio. Comece a descer o rio de boia, ao longo do caminho você pode parar para pular da Piedra del valor ou nas tirolesas do Mundo de aventura.
. A partir daí comece a fazer snorkeling por toda a enseada.
. Hora de fazer uma parada para o almoço.
. Enquanto você faz a digestão, aproveite para tirar algumas fotos do parque.
. Aproveite para subir o Faro, apreciar a vista e descer pelo Toboágua. E repita quantas vezes as suas pernas aguentarem.
. Faltou ver alguma coisa no parque? Aproveite os últimos momentos para aproveitar e conhecer tudo.
. Está chegando a hora de ir embora, mas passe antes num dos restaurantes pra fazer um lanche.
Outros post sobre o México:
:: Dicas Gerais
:: Roteiro
:: Cabo Pulmo
:: La Paz
:: Cancún
:: Isla Mujeres
:: Rio Secreto
:: Isla Cozumel
:: Tulum
:: Xel-Há
Viagem Abril/Maio 2019
#xcaret
Comentários