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Foto do escritorSabrina Petermann

Canal do Panamá

Atualizado: 8 de fev.

O canal do Panamá surgiu para diminuir a distância de transporte de cargas entre os Oceanos Atlântico e Pacífico. Antes da sua construção, um navio para ir de um oceano a outro precisava passar pelo Canal Horm, no estremo sul da América, o que poderia aumentava o trajeto em até duas semanas. A construção do canal foi uma grande obra de engenharia que mudou o curso da história e das rotas comerciais do mundo.






HISTÓRIA


A construção do canal iniciou em 1880, pelos franceses, encorajados pelo sucesso da construção do Canal de Suez, no Egito. A ideia inicial era construir um canal simples, por meio de escavações. Porém, diversas dificuldades técnicas foram encontradas (rochas muito dura), e o maior problema: uma epidemia de febre amarela que custou a vida de mais de 20 mil trabalhadores.


Na época não existia vacina e nem mesmo eles sabiam como a doença era transmitida (por mosquitos). Existe um história que conta que se imaginava que a doença era transmitida por formigas, então eles colocavam potes de água nos pés das camas, para que as formigas não conseguissem subir. A água dos potes virou criadouro de larvas dos mosquitos piorando ainda mais a situação.


Com todas as dificuldades os franceses desistiram do projeto em 1889 e a construção do canal foi interrompida.


Em 1904, os Estados Unidos assumiram a construção do canal, adotando um plano mais eficiente que envolveu a eliminação de mosquitos transmissores de doenças e o uso de novas tecnologias, dentre elas o uso de eclusas para não precisar escavar tão profundamente as rochas duras.


O canal foi inaugurado em 1914 e foi controlado pelos Estados Unidos até 1999, quando finalmente passou a ser operado 100% pelo governo panamenho.


As eclusas de 1914 comportavam navios com 294m de comprimento, largura 32,3m e com calado de 12,04m - os chamados navios Panamax. Porém, com os anos, os navios aumentaram de tamanho e já não "cabiam" mais nas eclusas do canal. Então em 2016, com um projeto que custou US$ 5,25 bilhões, o governo Panamenho construiu novas comportas maiores que permitiram a passagem de navios mais modernos.



COMO FUNCIONA


O canal tem um comprimento de cerca de 80 quilômetros. Elel é composto por três conjuntos de comportas/eclusas: um conjunto na entrada do Pacífico, outro no centro do canal e o terceiro na entrada do Atlântico.


Quando chegam perto do Canal do Panamá, os navios entram numa lista de espera. Na sua vez, um profissional chamado "prático" toma o controle do navio para manobrar o naval. Além do prático, quatro locomotivas ajudam na manobra, direcionando e puxando o navio.


Quando o navio entre pelo corredor do canal, o espaço é bem apertado, No caso de navios Panamax sobra menos de um metro de cada lado.


Quando o navio está 100% no espaço, as comportas são fechadas com estruturas parecidas com grandes portas. Neste momento começa a entrar água por baixo fazendo com que o navio comece a levantar lentamente. É tão lento que você mal consegue ver que o navio está subindo. Ao todo a diferença de nível do oceano para o lago é de 26 metros.


Essa água vem de dois grandes lagos artificiais: o Lago Gatún, no centro do canal, e o Lago Miraflores, próximo à entrada do Pacífico. Esses lagos são alimentados por rios e córregos, que fornecem a água necessária para elevar e baixar os navios nas comportas.


Parece algo bem complexo, mas vendo ao vivo é algo muito simples; é o volume de água que faz o navio descer ou subir. O que realmente é um grande diferencial é o tamanho de toda estrutura, que é gigantesca.


No período da manhã os navios fazem o percurso Pacífico - Atlântico e no período da tarde o movimento contrário.


O trajeto total leva cerca de 8 a 10 horas, dependendo do tamanho e do tráfego. E quando o navio chega na outra ponta passa pelo mesmo sistema de eclusas, só que neste momento para descer ao nível do oceano.


Deu pra entender?


Tem vários vídeos no Youtube que mostram o funcionamento, mas separei um que mostra de uma forma bem simples:




ECONOMIA


Estimasse que 6% do comercio mundial (aproximadamente 15 mil navios por ano) passe pelo Canal do Panamá.


O custo médio da passagem de um navio fica em torno de US$ 143 mil (podendo chegar a US$ 250 mil, dependendo do tamanho da embarcação), ou, ainda, um custo médio de US$ 8,73 por tonelada de carga movimentada.


Em 2019, a receita do Canal alcançou US$ 3,3 bilhões, gerando um lucro de US$ 1,7 bilhão, o que corresponde a 3% do PIB do Panamá.



CURIOSIDADES


. Barcos pequenos também podem cruzar o Canal do Panamá. Eles entram juntos com um barco de tamanho mediano e passam pelo processo de elevação juntos.


. Existem sites e aplicativos que você consegue ver todos os barcos que estão próximos do Canal. Além do nome do barco é possível ver nacionalidade, tamanho e tipo de carga que está levando.


Fonte: www.fazcomex.com.br/comex/canal-do-panama/

COMO VISITAR


Próximo da entrada do canal, existe o Centro de Visitantes Miraflores. Por lá, você poderá conhecer a história do Canal, assistir um filme 3D no teatro IMAX e é claro, assistir a travessia dos navios.


Diariamente

Horário: das 8h às 17h

Custo: US$ 20,00 (você pode agendar a visita ou comprar o ingresso no local)

Endereço: Maps



Segundo o guia que contratamos na Cidade do Panamá, no período da manhã os barcos fazem o trajeto Pacífico - Atlântico, então é bem provável que você consegui ver um barco entrando. Nós chegamos ao Centro de visitante às 8h e um navio estava se preparando para entrar no canal. Mas, o processo é demorado, e ficamos mais de 1h para conseguir ver ele entrar e subir o necessário para passar para a próxima etapa.


Além do terraço para avistar os navios, existe um vídeo que conta a história e funcionamento do Canal. O vídeo é em 3D, narrado por Morgan Freeman e tem duração de 45 minutos. Nós conseguimos ver apenas uma parte do filme, pois queríamos ver toda a passagem do navio, mas achei bem interessante. Sugiro que você programe sua visita começando pelo filme, assim pode assistir a travessia dos barcos com calma. Horários:





DOCUMENTÁRIO COMPLETO

 

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Viagem Março 2023

 

Quer saber mais? Assista o vídeo com melhores momentos da nossa viagem:



 


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