A cidade de Mucugê é uma das que tem melhor infraestrutura na Chapada Diamantina. Na rua principal você encontrará alguns restaurantes e lojinhas de artesanato.
CEMITÉRIO BIZANTINO DE MUCUGÊ
Isso mesmo, um cemitério é uma das atrações de Mucugê! E o que ele tem de diferente?
Todas as lápides são brancas e imitam pequenas igrejas góticas. Para completar, o cemitério fica em frente a um grande paredão de rochas e à noite é iluminado por holofotes que destacam ainda mais a beleza do lugar.
As lápides são do começo do século 19, quando surtos de cólera e varíola atingiram o lugar. Com as epidemias, era necessário um lugar distante da cidade para enterrar os mortos – a influência bizantina veio dos compradores de diamantes de origem turca que viviam por lá.
CACHOEIRA DO FUNIL, CÂNION DAS SETES QUEDAS E CACHOEIRA DAS ANDORINHAS
Isso mesmo, 3 atrações em um único passeio. Apesar de não ser obrigatório, eu recomendo muito a contratação de um guia para realização desse passeio, pois em muitos trechos não há marcação da trilha e em outros você precisará atravessar o rio e é sempre bom ter alguém para ajudá-lo. O nosso guia foi uma indicação da pousada onde estávamos hospedados.
A trilha é circular, você vai por um caminho e volta por outro. A primeira parte da caminhada é longa e te leva para a Cachoeira do Funil. Nosso guia fez esse clique meu e do Daniel embaixo da cachoeira que eu adoro, pois mostra bastante o nosso amor pela natureza.
Depois dessa parada fomos seguindo o fluxo do rio e o nosso guia foi nos mostrando as Sete Quedas. Mas, como era época de estiagem, algumas não passavam de um filete de água.
E fomos fazendo várias paradas para nos refrescar e descasar um pouco. Olha só o Daniel descansando na sombra de uma marquise formada pelos paredões de rocha imenso, próximo da Cachoeira das Andorinhas:
A última etapa da trilha é escalar um paredão de rocha.
E é claro que a vista lá de cima não decepcionou.
Ao todo a trilha levou umas 4 horas, mas como falei fomos parando para tomar banho em vários momentos.
PARQUE SEMPRE-VIVA E RIO TIBURTINO
O parque foi criado para proteger essa espécie de planta ameaçada de extinção.
Nele ainda é possível visitar o Museu Vivo do Garimpo e aproveitar o Rio Tiburtino.
Eu não gostei dessa atração. O museu é muito simples e o rio não é muito gostoso de tomar banho. Então a minha sugestão é você ir apenas de tiver tempo sobrando, que foi o que aconteceu conosco, pois fizemos o passeio após voltar da cachoeira do Funil.
Ficou curioso pra saber os detalhes, é só acompanhar os próximos post aqui no blog ;)
:: Iraquara
:: Ibicoara
:: Mucugê
:: Lençóis
:: Andaraí
Viagem Maio 2016
Comentarios